Você já experimentou um bolo de coco gelado? Se não, você está perdendo uma das sobremesas mais saborosas e refrescantes que existem. Neste artigo, você vai aprender o que é um bolo de coco gelado, por que ele é tão especial, como fazer a receita em casa, a origem dessa delícia e duas sugestões de acompanhamentos para deixar seu bolo ainda mais gostoso. Vamos lá?
O que é um Bolo de Coco Gelado?
Um bolo de coco gelado é um bolo simples, feito com farinha, ovos, açúcar, leite e fermento, que depois de assado é cortado em pedaços e regado com uma calda de leite condensado e coco ralado. Em seguida, os pedaços são embrulhados em papel alumínio e levados à geladeira por algumas horas, até ficarem bem geladinhos e úmidos. O resultado é um bolo macio, cremoso e refrescante, que derrete na boca e tem um sabor irresistível de coco.
Como Fazer um Bolo de Coco Gelado?
Fazer um bolo de coco gelado é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa. Veja o passo a passo:
Ingredientes
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 lata de leite condensado
- 1 garrafa de leite de coco (200 ml)
- 100 g de coco ralado
Modo de Preparo
- Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou uma batedeira até ficarem claros e fofos.
- Adicione o açúcar e continue batendo até obter um creme homogêneo.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos, alternando com o leite e a margarina, e misture bem.
- Por último, adicione o fermento e misture delicadamente.
- Despeje a massa em uma forma retangular untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que ao espetar um palito, ele saia limpo.
- Enquanto o bolo assa, prepare a calda: em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver.
- Retire o bolo do forno e deixe amornar um pouco. Corte em quadrados do tamanho que preferir e fure-os com um garfo.
- Regue os pedaços de bolo com a calda ainda quente, cobrindo bem todos os lados.
- Embrulhe os pedaços de bolo em papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
- Na hora de servir, retire o papel alumínio e aproveite seu bolo de coco gelado!
A Origem do Bolo de Coco Gelado
Você sabe de onde vem o bolo de coco gelado? Essa receita tem uma história curiosa e interessante. Segundo alguns relatos, ela foi criada por uma dona de casa chamada Maria do Socorro, que morava em Fortaleza, no Ceará, na década de 1970. Ela tinha o costume de fazer bolos simples para vender na rua, mas um dia, ela errou na medida do leite e acabou fazendo um bolo muito seco. Para não desperdiçar, ela teve a ideia de molhar o bolo com uma mistura de leite condensado e coco ralado, e cortá-lo em pedaços. Ela embrulhou os pedaços em papel alumínio e colocou na geladeira, pensando em vendê-los no dia seguinte. Para sua surpresa, o bolo fez tanto sucesso que ela começou a receber encomendas de toda a cidade. Assim, o bolo de coco gelado se tornou uma das sobremesas mais famosas e queridas do Brasil.
2 Acompanhamentos para o Bolo de Coco Gelado
O bolo de coco gelado já é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu sabor, você pode servir com alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Aqui estão duas sugestões:
- Sorvete de creme: o contraste entre o bolo gelado e o sorvete cremoso é incrível, e o sabor do creme realça o do coco. Você pode colocar uma bola de sorvete sobre cada pedaço de bolo, ou servir em taças separadas.
- Calda de chocolate: o chocolate é um clássico que vai bem com quase tudo, e com o bolo de coco gelado não é diferente. Você pode fazer uma calda de chocolate simples, com leite, açúcar, chocolate em pó e margarina, e derramar sobre o bolo na hora de servir, ou deixar em uma molheira para que cada um se sirva à vontade.
Neste artigo, você aprendeu como fazer um bolo de coco gelado, uma sobremesa deliciosa, refrescante e fácil de fazer. Você também conheceu a origem dessa receita e duas sugestões de acompanhamentos para deixar seu bolo ainda mais gostoso. Agora, é só colocar a mão na massa e experimentar essa maravilha. Depois, me conte o que achou, deixe sua opinião sincera e suas sugestões. Espero que tenha gostado. Até a próxima!
Espero que este artigo tenha sido útil para você.