Bolinho de arroz com queijo e calabresa é uma receita simples, mas muito saborosa, que aproveita as sobras de arroz e transforma em um petisco irresistível. Neste texto, você vai aprender como fazer essa delícia, conhecer um pouco da sua história, os benefícios dos seus ingredientes e ainda ver algumas dicas para deixar os seus bolinhos ainda mais gostosos. Vamos lá?
A origem do bolinho de arroz
O bolinho de arroz é uma receita muito antiga, que surgiu na China há mais de 2 mil anos. Na época, os chineses usavam o arroz cozido e amassado para fazer bolinhos fritos ou assados, que eram recheados com carne, legumes ou frutas. Esses bolinhos eram chamados de yuanxiao ou tangyuan, e eram consumidos principalmente durante o Festival das Lanternas, uma celebração tradicional do calendário lunar chinês.
Com o passar do tempo, o bolinho de arroz se espalhou pelo mundo, ganhando diferentes nomes e variações. Na Itália, por exemplo, ele é conhecido como arancini, e é recheado com queijo, carne ou molho de tomate. No Japão, ele é chamado de onigiri, e é feito com arroz temperado e envolto em alga. No Brasil, ele chegou com os imigrantes italianos e japoneses, e se adaptou aos ingredientes locais, como o queijo e a calabresa.
Os ingredientes do bolinho de arroz com queijo e calabresa
Para fazer o bolinho de arroz com queijo e calabresa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 xícaras de chá de arroz cozido
- 1 e 1/2 xícara de chá de calabresa picada
- 1 pacote de queijo ralado
- Queijo cortado em cubos (quantidade de bolinhos)
- 1 ovo
- 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo com fermento
- Ervas a gosto (salsinha, cebolinha, orégano, etc.)
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
O modo de preparo do bolinho de arroz com queijo e calabresa
O modo de preparo do bolinho de arroz com queijo e calabresa é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
- Em uma tigela, misture o arroz, o ovo, o queijo ralado, a farinha, as ervas e o sal, até formar uma massa que não grude nas mãos.
- Faça bolinhas com a massa, abrindo um buraco no meio e colocando um cubo de queijo dentro. Feche bem as bolinhas, apertando as bordas.
- Frite os bolinhos em óleo quente, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.
Os benefícios do bolinho de arroz com queijo e calabresa
O bolinho de arroz com queijo e calabresa, além de ser uma delícia, também traz alguns benefícios para a saúde. Veja alguns deles:
- O arroz é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo. Ele também contém fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol.
- O queijo é uma fonte de proteínas, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos. Ele também contém cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e dos dentes.
- A calabresa é uma fonte de ferro, que previne a anemia e fortalece o sistema imunológico. Ela também contém zinco, que ajuda na cicatrização e na resistência a infecções.
- As ervas são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Elas também têm propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e aromáticas, que melhoram o sabor e o aroma dos alimentos.
Conclusão
O bolinho de arroz com queijo e calabresa é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que pode ser servida como aperitivo, lanche ou acompanhamento. Ele aproveita as sobras de arroz e leva ingredientes simples e saborosos, que trazem benefícios para a saúde. Você pode variar o recheio e os temperos, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade.
Esperamos que você tenha gostado deste texto sobre bolinho de arroz com queijo e calabresa. Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você fez essa receita, compartilhe conosco o resultado. Nós adoraríamos saber a sua opinião. Até a próxima!